
A contagem decrescente está a terminar. A Web Summit 2025 arranca já na próxima segunda-feira, 10 de novembro, em Lisboa, e a organização espera mais uma edição em grande. Os dados oficiais apontam para mais de 70.000 participantes, que se juntam a mais de 900 oradores, 2.500 startups e 1.000 investidores.
O tema central do evento, como não poderia deixar de ser, continua a ser a inteligência artificial (IA).
O domÃnio da Inteligência Artificial
A agenda da cimeira tecnológica está fortemente focada nos debates em torno da IA. Um dos tópicos quentes será o “vibe coding” – a utilização de IA para gerar código – questionando se este é o próximo grande salto evolutivo ou o princÃpio do fim da programação como a conhecemos.
As discussões vão também abordar quem realmente controla a IA, especialmente à medida que os modelos são treinados com conteúdos online, levantando disputas sobre o acesso e os lucros dessa utilização.
Mas a IA não se fica pelo digital. A cimeira explorará a “próxima fronteira” de levar esta inteligência ao mundo fÃsico. David Reger, CEO da europeia Neura Robotics, irá discutir como os robôs cognitivos podem evoluir para realizar trabalho real, desde tarefas domésticas até ao apoio industrial ou na área da saúde. Outros temas em destaque incluem o papel dos governos na era da IA e as crescentes exigências energéticas dos data centers.
Um novo foco na China
Uma das grandes novidades desta 9.ª edição da Web Summit em Lisboa é a estreia de uma cimeira totalmente dedicada à China. Este novo palco focará a forma como o paÃs asiático está a inovar e a acelerar precisamente em áreas como a IA, tecnologias de ponta e a transformação industrial.
Oradores e bastidores do evento
A “Opening Night”, que marca o arranque oficial na segunda-feira, contará com as presenças institucionais de Gonçalo Matias, ministro Adjunto e da Reforma do Estado, e de Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa. A conhecida tenista Maria Sharapova é também um dos nomes confirmados para a noite de abertura.
Nos bastidores, a Meo volta a assumir o papel de parceira tecnológica e patrocinadora principal do evento, sendo responsável por assegurar toda a cobertura de rede fixa, móvel e Wi-Fi no recinto.
A Web Summit, que em 2024 registou um recorde de 71.528 participantes de 153 paÃses, tem a sua realização garantida na capital portuguesa até 2028.
from TugaTech https://ift.tt/0547tWk
https://ift.tt/bDAouYj
Share your thoughts here.