A OpenAI e a SAP anunciaram uma nova parceria estratégica para levar o poder da Inteligência Artificial ao setor público alemão. A iniciativa, batizada de “OpenAI for Germany”, visa equipar os funcionários e as instituições governamentais com ferramentas de IA seguras e eficientes, garantindo ao mesmo tempo a máxima privacidade e segurança dos dados.
A solução irá operar na Delos Cloud, uma subsidiária da SAP, com o apoio da infraestrutura do Microsoft Azure, assegurando que os dados permanecem em território alemão e cumprem os rigorosos requisitos de soberania digital do paÃs.
Uma nuvem soberana para modernizar o Estado
Com arranque previsto para 2026, a colaboração permitirá que milhões de funcionários do setor público alemão utilizem a IA para otimizar e acelerar o seu trabalho. A plataforma “OpenAI for Germany” possibilitará também a criação de aplicações de IA personalizadas para tarefas especÃficas da administração pública, como a gestão automatizada de registos e a análise de dados administrativos.
Num comunicado no seu site oficial, Christian Klein, CEO da SAP, destacou que “o verdadeiro valor está na aplicação prática da IA”. Acrescentou ainda que a parceria combina a experiência da SAP em nuvens soberanas com a tecnologia de ponta da OpenAI para criar soluções “construÃdas na Alemanha, para a Alemanha”.
Um investimento estratégico para o futuro digital
Para suportar estes novos projetos de IA, a SAP planeia expandir significativamente a sua infraestrutura de cloud na Alemanha. Este esforço faz parte de um compromisso de mais de 20 mil milhões de euros da SAP para “fortalecer a independência digital da Alemanha nesta nova era da IA”.
A iniciativa insere-se num movimento mais vasto, denominado “Made for Germany”, onde várias empresas e investidores se comprometeram a investir mais de 631 mil milhões de euros para modernizar o paÃs. O governo alemão tem como objetivo que a IA contribua com até 10% do seu PIB até 2030.
Sam Altman, CEO da OpenAI, salientou que “a Alemanha tem sido pioneira em engenharia e tecnologia”, e que milhões de alemães já usam o ChatGPT. Com a “OpenAI for Germany”, o objetivo é “levar este potencial para o setor público, ajudando a melhorar os serviços e garantindo que os benefÃcios da IA são partilhados por todo o paÃs, de acordo com os valores alemães de confiança e segurança”.
from TugaTech https://ift.tt/qtZ6Ev7
https://ift.tt/NyZwRXj
Share your thoughts here.