Microsoft separa as águas: Windows Server 2025 e Windows 11 deixam de partilhar atualizações

The Cyber Tunnel
0

Windows 11

Para os administradores de sistemas que gerem ambientes mistos, a gestão de atualizações da Microsoft tem sido, até agora, um exercício de atenção redobrada. Até ao momento, a gigante tecnológica optou por agrupar os identificadores de atualização do Windows Server 2025 com os das versões de consumidor do Windows 11 (versões 24H2 e 25H2). Isto significava que, tecnicamente, existia um único número “KB” (Knowledge Base) para três versões distintas do sistema operativo.

Como exemplo prático desta unificação, a atualização de segurança de dezembro de 2025, identificada como KB5072033, serviu simultaneamente para o Windows Server 2025, o Windows 11 versão 25H2 e o Windows 11 versão 24H2. No entanto, esta abordagem confusa tem os dias contados e vai mudar já na próxima semana.

O fim dos identificadores partilhados

A mudança de estratégia foi revelada nas notas de lançamento da atualização de segurança de dezembro. Segundo as informações avançadas pelo Deskmodder, a Microsoft prepara-se para migrar o Windows Server 2025 para identificadores de atualização totalmente separados.

A partir da atualização de segurança agendada para janeiro de 2026, o sistema operativo de servidor terá os seus próprios identificadores KB. Estes serão distintos dos utilizados para as versões 24H2 e 25H2 do Windows 11, criando uma fronteira clara entre o software empresarial e o de consumo. O objetivo principal desta alteração é melhorar a clareza para os administradores de TI, facilitando a distinção entre os pacotes destinados a servidores e os destinados a postos de trabalho, embora os processos de instalação e gestão permaneçam inalterados.

Clarificação no Windows Update

As atualizações de segurança deste mês para todas as versões suportadas do Windows, incluindo o Windows 10 no programa de Atualizações de Segurança Estendidas, estão previstas para chegar no dia 13 de janeiro. A partir dessa data, é expectável ver KBs distintos: um conjunto partilhado para as versões 24H2 e 25H2 do Windows 11 (visto que partilham a mesma base de desenvolvimento) e um identificador exclusivo para o Windows Server.

Esta alteração nos identificadores junta-se a outras modificações recentes na forma como o Windows Update apresenta informação. Recorde-se que, em outubro, a empresa anunciou uma simplificação nos nomes das atualizações para o Windows 11. Contudo, após feedback dos utilizadores que consideraram a simplificação excessiva, a empresa recuou parcialmente em novembro. Atualmente, o serviço apresenta o tipo de atualização, a data, o identificador KB e o número da compilação (build), garantindo que os utilizadores sabem exatamente o que estão a instalar.



from TugaTech https://ift.tt/CLu86d9
https://ift.tt/Zqzyc76

Post a Comment

0Comments
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Share your thoughts here.

Share your thoughts here.

Post a Comment (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top