
É um cenário curioso no mundo do software da Microsoft: embora a empresa tenha feito um esforço considerável para migrar os utilizadores para a “nova” versão do Outlook, a verdade é que a variante clássica continua a ser a preferida de muitos — e a versão mais recente tem recolhido críticas bastante duras por parte da comunidade. Surpreendentemente, a gigante tecnológica parece ter ouvido os utilizadores e está a preparar uma grande novidade para a aplicação clássica do Outlook para Windows.
Numa atualização recente ao seu roteiro de desenvolvimento do Microsoft 365, a empresa revelou que está a trabalhar numa funcionalidade que promete facilitar drasticamente a gestão de tempo e reuniões, utilizando o poder da Inteligência Artificial.
O teu assistente pessoal no painel lateral
A nova capacidade foca-se na integração do Copilot diretamente na interface de chat do Outlook, acessível através do painel lateral. A ideia é afastar a complexidade dos menus e botões tradicionais, permitindo aos utilizadores recorrerem à linguagem natural para organizar a sua agenda.
Através desta interface de conversação, será possível pedir ao assistente para encontrar horários compatíveis entre vários participantes, reservar salas de reunião, redigir ordens de trabalhos (agendas) e enviar os respetivos convites. Tudo isto acontece sem sair da experiência de chat. Para quem prefere uma abordagem mais direta, a Microsoft também incluirá um botão “Agendar com o Copilot” dentro do Calendário do Outlook.
Produtividade e disponibilidade
A grande vantagem desta integração reside na automatização de tarefas que, embora simples, consomem tempo precioso. Ao delegar no Copilot a pesquisa de “buracos” na agenda ou a escolha de locais, o utilizador pode focar-se no conteúdo da reunião. Além disso, como o modelo de IA tem acesso ao ecossistema Microsoft 365 do utilizador, consegue oferecer ações e sugestões contextualizadas com base nos dados existentes.
Segundo as informações divulgadas, esta funcionalidade entra em fase de pré-visualização (preview) ainda este mês para a versão clássica do Outlook. No entanto, o lançamento para o público geral (General Availability) está agendado para um pouco mais tarde, em março de 2026.
É importante notar que, tal como acontece com outras funcionalidades avançadas de IA da empresa, será necessária uma licença do Microsoft 365 Copilot para ter acesso a esta ferramenta. Além desta novidade, o Outlook deverá receber outras melhorias em breve, incluindo a funcionalidade “Quick Parts” e a capacidade de executar regras em pastas específicas, reforçando a estratégia da empresa em tornar a IA um componente central do nosso dia a dia.
from TugaTech https://ift.tt/MzEV6NX
https://ift.tt/eXtWr21
Share your thoughts here.