
A Meta anunciou um novo conjunto de ferramentas para reforçar a segurança e proteger os utilizadores do WhatsApp e Messenger contra o crescente número de burlas. A empresa revelou que, desde o início de 2025, as suas equipas já detetaram e desmantelaram quase 8 milhões de contas associadas a centros de fraude localizados em Mianmar, Laos, Camboja, Emirados Árabes Unidos e Filipinas.
Adicionalmente, a gigante tecnológica tomou medidas contra mais de 21.000 páginas no Facebook que se faziam passar por serviços de apoio ao cliente de empresas legítimas. No entanto, a luta contra as burlas, especialmente aquelas que visam utilizadores mais vulneráveis e menos experientes em tecnologia, como os idosos, está longe de terminar.
Alerta no WhatsApp para partilha de ecrã
No WhatsApp, a novidade foca-se numa tática comummente usada para roubar dados sensíveis. A partir de agora, sempre que um utilizador tentar partilhar o seu ecrã durante uma videochamada com alguém que não pertença à sua lista de contactos, a aplicação irá exibir um aviso. Esta notificação alerta de forma explícita que a partilha de ecrã deve ser feita apenas com pessoas de confiança, uma vez que o interlocutor poderá ver toda a informação exibida no telemóvel, incluindo dados bancários.

Messenger ganha deteção de burlas com IA
Já no Messenger, a empresa está a testar uma ferramenta avançada de deteção de burlas diretamente nas conversas em dispositivos móveis. Ao receber uma mensagem considerada suspeita, o utilizador verá um aviso a alertar para o potencial perigo, com a opção de a reencaminhar para a Meta para ser analisada por inteligência artificial (IA).
Caso a IA detete uma potencial burla, a aplicação apresentará uma lista de sinais comuns de fraude. Entre os exemplos estão ofertas de emprego que exigem um pagamento em troca, promessas de dinheiro rápido e propostas de teletrabalho para funções que não podem ser realizadas remotamente. O sistema recorda ainda os utilizadores para não realizarem transferências bancárias nem enviarem cartões-presente, métodos frequentemente utilizados pelos burlões. No final, o utilizador terá a opção de denunciar e bloquear a conta que enviou a mensagem.
A Meta não especificou quando esta nova ferramenta de aviso do Messenger será lançada globalmente. Por agora, a empresa incentiva os utilizadores a configurarem passkeys para uma verificação de identidade mais rápida e a utilizarem a funcionalidade “Verificação de Segurança” para reverem as suas definições e receberem recomendações, como a atualização das palavras-passe.
from TugaTech https://ift.tt/Osn5tRL
https://ift.tt/ZGkgmzC
Share your thoughts here.