Grécia pondera jornada de 13 horas e sindicatos respondem com greve geral

The Cyber Tunnel
0

bandeira da grécia

Depois de ter aprovado a semana de trabalho de seis dias em 2024, a Grécia volta a ser o centro do debate laboral na Europa. O governo conservador de Kyriakos Mitsotakis, focado em aumentar a baixa produtividade do país, propõe agora permitir jornadas de trabalho que podem chegar às 13 horas diárias, uma medida que já motivou a convocação de uma greve geral por parte dos sindicatos, que denunciam um retrocesso histórico nos direitos laborais.

Os trabalhadores gregos manifestam-se contra o esgotamento e o que consideram uma degradação das suas condições de trabalho, temendo que estas novas medidas levem o stress laboral a níveis insustentáveis.

Uma medida para aumentar a produtividade?

Em 2024, o governo helénico já tinha dado um passo controverso ao permitir a semana de seis dias em certas indústrias que operam 24 horas por dia, elevando a carga horária semanal de 40 para 48 horas. A medida gerou, na altura, um forte mal-estar social.

Dados do Eurostat relativos ao segundo trimestre de 2025 indicam que 20,9% dos trabalhadores gregos entre os 20 e os 64 anos já trabalham mais de 45 horas por semana, um valor significativamente superior ao de Espanha (9,7%) ou Itália (11,4%). Já em 2023, a Grécia registava a jornada média mais longa da União Europeia, com 39,8 horas semanais, enquanto a média europeia se situava nas 36 horas.

As regras (e a “letra pequena”) da jornada de 13 horas

A nova proposta, que visa segundo o executivo melhorar a flexibilidade e reduzir a burocracia, não é de aplicação universal. A lei estipula que esta jornada alargada só pode ser aplicada num máximo de 37 dias por ano para cada trabalhador, o que equivale a cerca de três dias por mês.

Além disso, a adesão a este horário é, teoricamente, voluntária, e as horas extraordinárias seriam remuneradas com um acréscimo de 40% sobre o valor normal. A normativa mantém outras salvaguardas, como o descanso obrigatório de 11 horas entre turnos e um máximo de 48 horas de trabalho semanais, em média, num período de quatro meses.

A tecnologia como garante contra abusos

Para evitar abusos, a reforma laboral anterior do governo de Mitsotakis incluiu a implementação de um cartão digital para o controlo do horário de trabalho e das horas extra, um sistema semelhante ao que está a ser estudado em Espanha.

Segundo a ministra do Trabalho e Segurança Social grega, Niki Kerameos, esta ferramenta já permitiu detetar horas extraordinárias que antes não eram declaradas. “Em 2025, foram declaradas mais 1,8 milhões de horas extraordinárias do que em 2024, apenas nos primeiros oito meses”, afirmou. A ministra defende que esta regulação protege os trabalhadores, garantindo a sua compensação justa e evitando abusos por parte das entidades empregadoras.

Sindicatos temem coação e retrocesso histórico

Apesar das garantias do governo, os sindicatos estão céticos. A “voluntariedade” da medida é vista como uma porta aberta para a coação por parte das empresas, que poderiam retaliar contra os funcionários que se recusem a prolongar a sua jornada. “Isso não é possível sem consequências, já que o empregado tem um poder de negociação mínimo”, assegurava ao DW Theodoros Koutroukis, professor de Relações Laborais na Universidade Demócrito de Trácia.

Os trabalhadores gregos, tal como conta o The Guardian, sentem que estas medidas representam um grave retrocesso. “Não se pode empurrar as pessoas desta forma; a qualquer momento haverá uma explosão”, declarou ao jornal britânico Makis Kontogiorgos, sindicalista de uma empresa tecnológica. A resposta não se fez esperar, com manifestações nas principais cidades e a convocação de uma greve geral, com os sindicatos a afirmarem que “esta lei não vai melhorar nada”.



from TugaTech https://ift.tt/X1pBoV8
https://ift.tt/cnwjlg7

Post a Comment

0Comments
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Share your thoughts here.

Share your thoughts here.

Post a Comment (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top