Nintendo vence processo e obriga site de pirataria da Switch a pagar 2 milhões de dólares

The Cyber Tunnel
0

Nintendo Switch

A Nintendo acaba de somar mais uma vitória esmagadora na sua guerra contínua contra a pirataria. Um tribunal federal dos EUA deu razão à gigante japonesa num processo judicial contra Ryan Daly e o seu site, Modded Hardware, conhecido por vender dispositivos que contornavam as proteções de segurança da Nintendo Switch.

A decisão judicial obriga Daly a pagar uma indemnização de 2 milhões de dólares (cerca de 1,85 milhões de euros) à Nintendo. Além da pesada multa, o site será encerrado e o seu domínio entregue à empresa de videojogos, pondo um fim definitivo às suas operações.

O fim da linha para o Modded Hardware

O site em questão era um ponto de venda para diversas ferramentas que facilitavam a pirataria, com destaque para o popular “MIG Switch”. Este dispositivo, semelhante a um cartucho de jogo, permitia aos utilizadores executar cópias de jogos da Nintendo Switch sem necessidade de possuir o título original, abrindo as portas à utilização de software ilegal.

De acordo com a decisão do Tribunal federal dos EUA, foi emitida uma injunção permanente que impede Ryan Daly de qualquer envolvimento futuro com este tipo de tecnologia. A proibição abrange a criação, venda, distribuição ou mesmo o investimento em negócios que desenvolvam produtos semelhantes que permitam contornar as medidas de proteção da Nintendo. Embora a defesa de que estes dispositivos poderiam ser usados para cópias de segurança de jogos legalmente adquiridos seja possível, o seu uso mais comum era, de facto, a pirataria.

Uma guerra sem tréguas contra a pirataria

Esta ação legal é apenas o mais recente capítulo na luta persistente da Nintendo para proteger a sua propriedade intelectual. A empresa tem sido implacável na perseguição a programadores, vendedores e distribuidores de ferramentas que facilitem o uso ilegal dos seus jogos e consolas. Recentemente, a empresa implementou até medidas que lhe permitem inutilizar remotamente consolas Switch que detetem software pirata.

Este caso segue um padrão já estabelecido pela Nintendo. Em março do ano passado, a empresa processou os criadores do Yuzu, um popular emulador da Switch. O caso foi resolvido rapidamente, com a equipa do Yuzu a concordar em pagar 2,4 milhões de dólares (aproximadamente 2,22 milhões de euros) e a cessar todas as suas atividades, entregando também o controlo do seu site.

Com mais esta vitória, a Nintendo envia uma mensagem clara ao mercado: a tolerância para com a pirataria é zero e não hesitará em recorrer aos tribunais para defender os seus produtos e o seu ecossistema.



from TugaTech https://ift.tt/nOiA6ar
https://ift.tt/ArBK4Tz

Post a Comment

0Comments
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Share your thoughts here.

Share your thoughts here.

Post a Comment (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top