A PJ confirmou ter apreendido dois suspeitos, de 22 e 30 anos, acusados de pertencerem a um grupo organizado transnacional, que se dedica à prática de criminalidade económica financeira.
Este grupo é conhecido por realizar a falsificação de documentos, burlas informáticas e branqueamento de capitais, através do modus operandi conhecido como “CEO Fraud”. De acordo com o comunicado da PJ, o grupo obtinha dinheiro de fontes ilÃcitas, realizando o esquema sobretudo para entidades externas a Portugal – maioritariamente no Canadá e Itália.
Os suspeitos burlavam individuais e empresas, levando-as a transferir dinheiro para contas bancárias em Portugal. Depois de entrarem nas contas bancárias em Portugal, os fundos eram distribuÃdos para diferentes contas, tanto internacionais como nacionais, de forma a dificultar o rasto do mesmo.
De relembrar que o esquema em questão tenta enganar as vÃtimas, a maioria funcionários da empresa a ser burlada, fazendo-se passar por diretores ou executivos, e levando a que sejam transferidos fundos da mesma para contas externas sobre vários motivos.
Os detidos vão ser presentes à autoridade judiciária competente para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
from TugaTech https://ift.tt/AvN2Qlc
https://ift.tt/vh7cZOi
Share your thoughts here.