Grupo de hackers no Irão estão a explorar falha no Windows

The Cyber Tunnel
0

hacker em computador

Um grupo de hackers no Irão encontra-se a explorar uma falha ativa no Windows, de forma a realizar ataques em larga escala. Esta é a conclusão a que chega um recente estudo realizado por investigadores da empresa Trend Micro.

O grupo, conhecido como OilRig, desenvolveu um backdoor para sistemas Windows, que explora uma falha ativa no mesmo. O objetivo do grupo passa por infetar sistemas Microsoft Exchange, de forma a obter dados de acesso a diferentes plataformas, e também por explorar a falha CVE-2024-30088.

Na mais recente onda de ataques realizados pelo grupo, este tem-se focado em servidores vulneráveis para enviar scripts, onde podem depois ser executados vários comandos remotamente para tentar obter dados internos dos mesmos ou o controlo remoto dos mesmos.

A falha em questão foi corrigida pela Microsoft em Junho deste ano, mas apesar disso, ainda existem sistemas não atualizados que se encontra vulneráveis a ataques. Estes encontram-se agora a ser alvo de ataques massivos, onde o grupo tenta obter o acesso para realizar as suas atividades maliciosas.

Uma das formas de prevenção passa por atualizar o sistema operativo para a versão mais recente disponível, contendo todas as correções mais recentes e prevenindo este género de ataques. Ao mesmo tempo, deve-se sempre usar software de segurança adaptado aos sistemas – mesmo que sejam sistemas como servidores.



from TugaTech https://ift.tt/Ou2Eeb5
https://ift.tt/HuqflYk

Post a Comment

0Comments
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Share your thoughts here.

Share your thoughts here.

Post a Comment (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top